FLEXIBILIZAÇÃO PROCEDIMENTAL EM TEMPOS DE EMERGÊNCIA SOCIAL: ANÁLISE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS ATÍPICOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

Autores

  • Renato Britto Barufi UNAERP
  • Oniye Nashara Siqueira Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
  • Zaiden Geraige Neto

Resumo

A pandemia causada pela COVID-19 também refletiu no Poder Judiciário, que se viu obrigado a realização de atos processuais de forma virtual. Quanto a Justiça do Trabalho, a ausência de normas específicas gerou na prática uma série de procedimentos criados pelas Varas do Trabalho e que podem causar uma mitigação das garantias constitucionais de processo, como o contraditório e o devido processo legal. Desta forma, este artigo analisa a aplicabilidade dos negócios jurídicos processuais atípicos e sua eficácia para a adequação de procedimento no âmbito do processo trabalhista, para tanto foi necessário um estudo específico da figura prevista no art. 190 do Código de Processo Civil de 2015, bem como sua compatibilidade com o processo do trabalho, para concluir pela inexistência de impedimentos legais na aplicação das convenções processuais atípicas. A flexibilização procedimental feita pelas partes servirá para tornar o processo mais democrático, elevando a segurança jurídica e a eficácia do princípio da conciliação tão buscado na seara trabalhista.

 

PALAVRAS CHAVE: Negócios Jurídicos; Processo Civil; Processo do Trabalho; flexibilização procedimental;

Biografia do Autor

Oniye Nashara Siqueira, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Bolsista PROSUP/CAPES. Especialista em Processo Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.

Zaiden Geraige Neto

Doutor e mestre em Direito pela PUC/SP. Professor de Direito do Mestrado e Doutorado da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP. Professor convidado do curso presencial de pós-graduação “lato sensu” em Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da USP – Ribeirão Preto (FDRP/USP). MBA Executivo pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Membro efetivo e diretor de Relações Institucionais do IASP. Membro efetivo do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros). Parecerista e consultor da revista do Conselho da Justiça Federal. Advogado. E-mail: zgneto@uol.com.br.

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Barufi, R. B., Nashara Siqueira, O. ., & Geraige Neto, Z. (2020). FLEXIBILIZAÇÃO PROCEDIMENTAL EM TEMPOS DE EMERGÊNCIA SOCIAL: ANÁLISE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS ATÍPICOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (8), 1340–1358. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2171

Edição

Seção

Tutela Coletiva do Trabalho e a Reforma Trabalhista