REFORMA TRABALHISTA, ACESSO À JUSTIÇA E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

Autores

  • Renato Britto Barufi UNAERP
  • Ricardo dos Reis Silveira

Resumo

A reforma trabalhista, instituída pela vigência da Lei nº 13.467/17, trouxe à lume diversas modificações substanciais ao processo do trabalho, dentre elas a alteração do regime de pagamento das custas, despesas processuais e honorários advocatícios, dispostas nos artigos 790-B da CLT, art. 791-A e art. 844, §2º. Assim, o presente trabalho tem por objetivo verificar a constitucionalidade dos dispositivos à luz do acesso à justiça concebido na Constituição Federal, analisando os impactos diretos ao jurisdicionado. Para tanto, nos reportamos à obra de Mauro Cappelleti e Bryant Garth, com enfoque na barreira econômica dos sistemas jurídicos, apontando especificamente como o Brasil tem feito para superação destes obstáculos. Em seguida foi feita uma análise pormenorizada das mudanças, bem como seu confronto com a principiologia do direito e processo do trabalho. Ao cabo, dispomos acerca do andamento e análise do voto dos ministros do Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5766 para delinear, em conclusão, acerca da inconstitucionalidade dos dispositivos legais e sua consequente inaplicabilidade no ordenamento jurídico face ao óbice de acesso à justiça.

 

Biografia do Autor

Ricardo dos Reis Silveira

Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (1999), Mestrado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (2003), Doutorado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (2010). Atualmente é Advogado em Ribeirão Preto, Professor do Programa de Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, professor Adjunto do Curso de Direito da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.

Downloads

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Barufi, R. B., & Silveira, R. dos R. (2020). REFORMA TRABALHISTA, ACESSO À JUSTIÇA E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 7(7), 1319–1339. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1621

Edição

Seção

Acesso à Justiça, Proteção de Direitos e Coletivização das Demandas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)