AÇÕES COLETIVAS COMO INSTRUMENTO PROCESSUAL DE ACESSO À MEDICAMENTOS

Autores

  • Vítor Lima UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO/SP https://orcid.org/0000-0002-3639-3278
  • Flávia De Almeida Montingelli Zanferdini Universidade de Ribeirão Preto

Resumo

O presente artigo procura refletir sobre o direito à saúde enquanto um direito fundamental e sua alta judicialização pela via individual, principalmente nas ações em que se pleiteia medicamentos, em detrimento da utilização de ações coletivas. Nesse sentido, objetiva-se contribuir para o debate sobre a coletivização das ações de saúde, apresentando alguns aspectos negativos da via individual, com o fito de demonstrar que a tutela coletiva da saúde pode ser mais adequada e benéfica para as partes do processo, além de apontar formas administrativas de resolução de demandas. Optou-se pela realização de pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório, desenvolvida por método dedutivo e análise crítica de textos legislativos, decisões judiciais e obras sobre o tema para atingir o mencionado objetivo, sendo que ao final foi possível concluir pela real possibilidade de implementação da tutela coletiva do direito à saúde no que tange à concessão de medicamentos, desde que haja atuação coordenada dos órgãos internos, ampliando o diálogo institucional e adotadas algumas medidas para atingir o objetivo, bem como se verifica a possibilidade de utilização dos meios adequados de solução dos conflitos.  

Biografia do Autor

Flávia De Almeida Montingelli Zanferdini, Universidade de Ribeirão Preto

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Atualmente é professora do curso de Graduação e do Mestrado em Direito ministrado pela Universidade de Ribeirão Preto. Juíza de Direito Titular da 4ª Vara Cível de São Carlos-SP e Presidente do Colégio Recursal da 12ª Circunscrição Judiciária – São Carlos/SP. E-mail: fzanferdini@hotmail.com.  

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Lima, V., & De Almeida Montingelli Zanferdini, F. (2023). AÇÕES COLETIVAS COMO INSTRUMENTO PROCESSUAL DE ACESSO À MEDICAMENTOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 10(10), 971–986. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2782

Edição

Seção

Acesso à Justiça, Proteção de Direitos e Coletivização das Demandas