A INDÚSTRIA DA MINERAÇÃO NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Autores

  • Raiza Cavalcante Bortoleto Universidade de Ribeirão Preto
  • Flávia de Almeida Montingelli Zanferdini Universidade de Ribeirão Preto
  • Andréia Chiquini Bugalho Universidade de Ribeirão Preto

Resumo

A política pública é um instrumento que visa, dentre outros, a concretização do bem-estar social e o desenvolvimento sustentável do país. Nesse sentido, este estudo aborda a indústria mineral brasileira, sua importância para a economia e a promoção de desenvolvimentos em diferentes aspectos, incluindo o ambiental. Enfatiza-se a necessidade de que a exploração de recursos minerais esteja alinhada com as políticas previstas para o local onde se encontram, e que essas políticas sigam as diretrizes estabelecidas pelo Estado e pela Federação. Para isso, o trabalho investigou a relação entre as políticas públicas federais e estaduais e o processo de licenciamento ambiental, analisando como a política pública pública do meio ambiente e da mineração, por meio de instrumentos de licenciamento ambiental se dão,  com foco nos três estados da federação que têm maior atuação no setor mineral: Minas Gerais, Pará e São Paulo. Assim, foi possível compreender que as políticas governamentais, em conjunto com o Código de Mineração, as agências reguladoras e as entidades de fiscalização estaduais, são fundamentais para garantir que a exploração mineral ocorra de forma sustentável, protegendo o meio ambiente e assegurando o uso responsável dos recursos naturais. Entretanto, o risco inerente à atividade requer uma busca constante por melhores práticas, visando ao equilíbrio entre desenvolvimento e preservação.

Biografia do Autor

Raiza Cavalcante Bortoleto, Universidade de Ribeirão Preto

Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania na Universidade de Ribeirão Preto, graduação em Direito nesta mesma Universidade. Engenheira de Minas e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará.

Flávia de Almeida Montingelli Zanferdini, Universidade de Ribeirão Preto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Direito pela
Universidade de Ribeirão Preto (1991), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Atualmente é professora do curso de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito ministrado pela Universidade de Ribeirão Preto. Juíza de Direito Titular da 4 Vara Civel de São CarlosSP.Desde abril de 2021, a docente Flávia de Almeida Montingelli Zanferdin vinculada ao Programa de Pósgraduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNAERP

Andréia Chiquini Bugalho, Universidade de Ribeirão Preto

Professora na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Mestre pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Doutoranda na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Integrante dos Grupos de Pesquisas: Contemporaneidade e Trabalho (GPCeT-UNAERP); A Transformação do Direito do Trabalho na Sociedade Pós-Moderna e Seus Reflexos no Mundo do Trabalho (GEDTRAD  - FDRP); e O Trabalho Além do Direito do Trabalho (NTADT - FADUSP).

Downloads

Publicado

2024-12-21

Como Citar

Cavalcante Bortoleto, R., de Almeida Montingelli Zanferdini, F., & Andréia Chiquini Bugalho, A. . (2024). A INDÚSTRIA DA MINERAÇÃO NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 12(12), 672–713. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3506

Edição

Seção

DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E INSTRUMENTOS DE CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)