RESULTADO PRÁTICO EQUIVALENTE ENTRE A DECISÃO NO CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE E A DECISÃO COLETIVA COM RECONHECIMENTO DE INCONSTITUCIONALIDADE EM CONTROLE DIFUSO: O ESTUDO DO CASO DO "SALÁRIO ESPOSA" NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS (SP)

Autores

  • Flávia de Almeida Montingelli Zanferdini Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
  • Vitor Hugo Trindade Silva Universidade de Ribeirão Preto

Resumo

No presente artigo pretende-se demonstrar que, em alguns casos, a eficácia da decisão proferida com controle difuso de constitucionalidade em ação civil pública equivale à eficácia da decisão proferida em controle concentrado de constitucionalidade, embora os processos correspondentes estejam sujeitos a diferentes níveis de requisitos. Para alcançar o propósito pretendido, o primeiro subtítulo analisa o fundamento constitucional do controle de constitucionalidade e faz uma breve exposição do efeito das decisões coletivas, em controle difuso de constitucionalidade, com eficácia erga omnes. O segundo subtítulo contém uma descrição dos problemas decorrentes do efeito das decisões coletivas, em controle difuso de constitucionalidade, com eficácia erga omnes, e das alterações na Lei da Ação Civil Pública visando contorná-los. Os subtítulos subsequentes tratam da limitação da ação civil pública para o controle de constitucionalidade de leis ou de atos normativos e do estudo de caso do “salário esposa” no município do São Carlos (SP). A pesquisa evidenciou que, apesar das tentativas de solução dessa incongruência, através da alteração da Lei da Ação Civil Pública e da fixação do entendimento de que a ação civil pública não pode ser sucedâneo para o questionamento em abstrato de lei em tese, há situações em que, na prática, a decisão do processo coletivo com controle difuso de constitucionalidade produz um resultado prático equivalente ao da decisão proferida em controle concentrado de constitucionalidade em decorrência do objeto e dos destinatários da norma inconstitucional. A metodologia utilizada foi a analítico-dedutiva, partindo do estudo de caso prático envolvendo o Ministério Público de São Paulo e a Fazenda Pública do Município de São Carlos para chegar aos resultados pretendidos.

Biografia do Autor

Flávia de Almeida Montingelli Zanferdini, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (1991), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Atualmente é professora do curso de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito ministrado pela Universidade de Ribeirão Preto. Juíza de Direito Titular da 4 Vara Civel de São Carlos-SP.Desde abril de 2021, a docente Flávia de Almeida Montingelli Zanferdin vinculada ao Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNAERP.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

de Almeida Montingelli Zanferdini, F., & Trindade Silva, V. H. (2024). RESULTADO PRÁTICO EQUIVALENTE ENTRE A DECISÃO NO CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE E A DECISÃO COLETIVA COM RECONHECIMENTO DE INCONSTITUCIONALIDADE EM CONTROLE DIFUSO: O ESTUDO DO CASO DO "SALÁRIO ESPOSA" NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS (SP). Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 11(11), 1287–1304. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3158

Edição

Seção

Acesso à Justiça, Proteção de Direitos e Coletivização das Demandas