A DESCONEXÃO ENTRE A EFICÁCIA LIBERATÓRIA DO PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA E A PROTEÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR

Autores

Resumo

O presente estudo apresenta reflexão acerca da eficácia liberatória do plano de demissão voluntária e a proteção à saúde do trabalhador. O objetivo geral é investigar se a saúde do trabalhador pode ser atingida em transação extrajudicial proveniente de planos de demissão voluntária. Para atingir o objetivo geral a pesquisa descreveu sobre a extinção do contrato de trabalho por meio de programa de demissão incentivada no setor privado e público, estudou as implicações desse programa na saúde do trabalhador, bem como analisou a eficácia liberatória da transação extrajudicial frente o direito à saúde do trabalhador. Concluiu-se que a proteção à saúde do trabalhador não pode ser atingida por essa transação extrajudicial seja com participação de sindicato ou não, visto que consiste em um direito fundamental. A partir do levantamento teórico realizado, foi utilizado o método dedutivo para aprofundar o conhecimento sobre o plano de demissão motivada e a necessidade de proteção à saúde do trabalhador perante a eficácia liberatória geral e irrestrita nessa modalidade de ruptura do contrato de trabalho.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Ezaias, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Advogada. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela UNIDERP. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru - ITE. E-mail: ezaiasrita@gmail.com. Lattes id: http://lattes.cnpq.br/8460326858627065. ORCid: https://orcid.org/0000-0003-2112-9623.

Jair Aparecido Cardoso , Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo - USP. E-mail:

< jaircardoso@usp.br > Lattes id: http://lattes.cnpq.br/7484155786634936. ORCid: https://orcid.org/0000-0002-8908-5789

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Ezaias, R. de C., & Cardoso , J. A. . (2024). A DESCONEXÃO ENTRE A EFICÁCIA LIBERATÓRIA DO PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA E A PROTEÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR . Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 11(11), 1210–1224. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3151

Edição

Seção

Tutela Coletiva do Trabalho e a Reforma Trabalhista

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)