GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA: A EFETIVIDADE DA IDENTIDADE DOS REFUGIADOS AMBIENTAIS

Authors

  • Cassiane Fernandes de Mello
  • Renata Aparecida Follone

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo de pesquisa a análise do termo refugiados ambientais em conjunto com a verificação da rapidez que ocorre o fenômeno da globalização e, diante disso, averiguar a mudança climática que ocorre e a análise crítica da identidade dos refugiados ambientais. Nas pesquisas realizadas e disponíveis no site do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), verificou-se o índice de solicitação de refúgio, devendo com esse resultado realizar uma reflexão sobre o tema proposto perante a importância do reconhecimento aos refugiados ambientais que eles merecem, além da aplicação dos direitos humanos. De acordo com esse termo, ainda sem uma definição concisa, encontra-se no Brasil a situação dos Haitianos e suas situações devido ao terremoto ocorrido em 2010. Portanto, além da preocupação quanto aos refugiados ambientais e seu reconhecimento, está intrínseco o meio ambiente perante os efeitos da globalização e sua aceleração quanto às grandes tecnologias e países desenvolvidos, deixando de lado princípios ambientais, como o da prevenção, para que se diminua a ocorrência de refugiados ambientais os quais perdem completamente suas identidades.

Author Biographies

Cassiane Fernandes de Mello

Docente da Faculdade Barretos. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto/SP – UNAERP. Especialista em Direito Empresarial pela Faculdade Barretos (FB). Conciliadora do Poder Judiciário. Membro da Asociación Mundial de Justicia Constitucional. Membro Adjunto da Asociación Argentina de Justicia Constitucional e Membro da Asociación Colombiana de Direito Processual Constitucional. Advogada.

Renata Aparecida Follone

Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto junto ao Programa de Mestrado Stricto Sensu em Direitos Coletivos e Cidadania. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Gama Filho. Membro da Asociación Mundial de Justicia Constitucional. Presidente da Comissão “OAB vai à escola” da 241ª. Subsecção da OAB-sp. Advogada.

Published

2018-01-17

How to Cite

de Mello, C. F., & Follone, R. A. (2018). GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA: A EFETIVIDADE DA IDENTIDADE DOS REFUGIADOS AMBIENTAIS. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (5). Retrieved from https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/984

Issue

Section

Cidadania e estado democrático de direito

Most read articles by the same author(s)