INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS E EDUCAÇÃO: O CHATGPT À LUZ DE MARSHAL MCLUHAN
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar de forma introdutória as dicotomias Figura e Fundo, Causa e Efeito, Expansão e Amputação, teorizadas por Marshall McLuhan, com a intenção de cotejá-las com a problemática das Inteligências Artificiais (mais especificamente o ChatGPT, da OpenAI) em relação à educação. Método: a discussão foi pautada em uma investigação exploratória de respostas a perguntas feitas pelos pesquisadores ao próprio modelo de linguagem subjacente (GPT 3.5), buscando melhor compreender, sobretudo, as amputações e as expansões cognitivas decorrentes deste novo ambiente cognitivo baseado em processamento computacional de textos de autoria humana. Resultados: os dados e as análises da investigação evidenciam uma tentativa da inteligência artificial em simular uma consciência neutra, supostamente pautada por valores pragmáticos e não-ideológicos; quando comete equívocos ou deslizes ideológicos, a I.A. desloca a responsabilidade para os humanos que a treinaram, sugerindo que eles deveriam pensar e agir como ela, de forma neutra e matemática – uma evasiva circular. Conclusão: os efeitos das Inteligências Artificiais Generativas na educação precisam ser discutidos de forma ampla e crítica, visando o progresso pedagógico em primeiro lugar, sempre mantendo em vista as amputações inerentes a todo desenvolvimento tecnológico.
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