INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS E EDUCAÇÃO: O CHATGPT À LUZ DE MARSHAL MCLUHAN

Autores

  • João Flavio de Almeida Universidade de Ribeirão Preto
  • Marcelo El Khouri Buzato UNICAMP

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar de forma introdutória as dicotomias Figura e Fundo, Causa e Efeito, Expansão e Amputação, teorizadas por Marshall McLuhan, com a intenção de cotejá-las com a problemática das Inteligências Artificiais (mais especificamente o ChatGPT, da OpenAI) em relação à educação. Método: a discussão foi pautada em uma investigação exploratória de respostas a perguntas feitas pelos pesquisadores ao próprio modelo de linguagem subjacente (GPT 3.5), buscando melhor compreender, sobretudo, as amputações e as expansões cognitivas decorrentes deste novo ambiente cognitivo baseado em processamento computacional de textos de autoria humana. Resultados: os dados e as análises da investigação evidenciam uma tentativa da inteligência artificial em simular uma consciência neutra, supostamente pautada por valores pragmáticos e não-ideológicos; quando comete equívocos ou deslizes ideológicos, a I.A. desloca a responsabilidade para os humanos que a treinaram, sugerindo que eles deveriam pensar e agir como ela, de forma neutra e matemática – uma evasiva circular. Conclusão: os efeitos das Inteligências Artificiais Generativas na educação precisam ser discutidos de forma ampla e crítica, visando o progresso pedagógico em primeiro lugar, sempre mantendo em vista as amputações inerentes a todo desenvolvimento tecnológico. 

Biografia do Autor

João Flavio de Almeida, Universidade de Ribeirão Preto

Graduado em Comunicação Social, mestre e doutor em filosofia da linguagem pelo PPG Ciências, Tecnologia e Sociedade, da UFSCar. Docente nos cursos de jornalismo e publicidade da Unaerp.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Almeida, J. F. de, & Buzato, M. E. K. . (2024). INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS E EDUCAÇÃO: O CHATGPT À LUZ DE MARSHAL MCLUHAN. In Revista | ISSN: 1980-6418, 16(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3535

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>