DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Autores

  • Liane Marli Schäfer Lucca URI - Campus Santo Ângelo
  • Rosângela Angelin URI - Campus Santo Ângelo

Resumo

A questão da dignidade da pessoa humana é um princípio que deve nortear todo o Estado e as relações sociais, devendo os seres humanos estar, de fato, no patamar central das preocupações de um Estado Democrático de Direito e, por consequência, a dignidade humana deve ser o principal bem jurídico tutelado, compreendendo aqui a amplitude dos aspectos que envolvem a inclusão de pessoas com deficiência, em especial no ambiente educacional do ensino superior. Neste sentido, a Constituição Federal de 1988 consagrou, no Art. 1º, inciso III a dignidade da pessoa humana como um fundamento do Estado brasileiro, bem como em seu Art. 208, III, o dever do Estado para com a educação com garantia de atendimento às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. A indagação sobre como promover a dignidade da pessoa humana segue repleta de divergências, bem como as questões relativas a uma educação equânime que inclua a todos indistintamente, em especial no ensino superior. Porém, é unânime a posição de que o Estado deve atuar positivamente, viabilizando a efetivação dos Direitos Fundamentais como forma de proporcionar a inclusão e a assim promover a dignidade humana em toda a sua amplitude.

Biografia do Autor

Liane Marli Schäfer Lucca, URI - Campus Santo Ângelo

Doutoranda e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Mestrado e Doutorado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo/RS. Integrante do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas.

Rosângela Angelin, URI - Campus Santo Ângelo

Pós-Doutora pela Faculdades EST, São Leopoldo-RS (Brasil). Doutora em Direito pela Universidade de Osnabrueck (Alemanha). Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Regional integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo/RS e da Graduação de Direito dessa Instituição. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Direitos Humanos e Movimentos Sociais na Sociedade Multicultural e do Projeto de Extensão O lugar dos corpos das Mulheres na Sociedade. Vice Líder do Núcleo de Pesquisa de Gênero, registrado no CNPQ e vinculado à Faculdades EST – Programa de Gênero e Religião. Integrante da Marcha Mundial de Mulheres.

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

Schäfer Lucca, L. M., & Angelin, R. (2018). DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1241

Edição

Seção

Constituição Cidadã: Carta de Resistência e Navegação das Diferenças

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