GARANTIA À SAÚDE E À VIDA DA PESSOA IDOSA NO BRASIL SOB A ÉGIDE DA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Autores

  • Alexandre Caramori Rigoni Universidade de Ribeirão Preto
  • Sebastião Sérgio da Silveira Universidade de Ribeirão Preto

Resumo

O propósito deste artigo é promover uma reflexão acerca da ampliação das garantias constitucional e da legislação infraconstitucional para a pessoa idosa no Brasil com o advento da Constituição de 1988. A carta cidadã, bem como o Estatuto do Idoso, tem em seus textos legais, previsões de garantias e direitos aos idosos, que poderiam possibilitar a vida digna e com plenitude à esta parcela da população. Porém, o Estado brasileiro, não promoveu a plena concreção dos direitos sociais, que deveriam ser assegurados pelo Estado Democrático de Direito. O direito a vida e a saúde, pode ser considerado um supra direito, pois somente com a efetivação dele, é que o cidadão irá se beneficiar dos demais direitos sociais e fundamentais. Assim, diante do cenário de acelerado envelhecimento da população brasileira, ao Estado é urgente promover a concreção dos direitos e garantias emanados dos textos legais, para garantir um envelhecimento digno aos cidadãos brasileiros.


Biografia do Autor

Alexandre Caramori Rigoni, Universidade de Ribeirão Preto

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto.

Sebastião Sérgio da Silveira, Universidade de Ribeirão Preto

Mestre e Doutor pela PUC/SP. Pós-Doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Coletivos e Cidadania da UNAERP. Professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-FDRP/USP. Promotor de Justiça no Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Rigoni, A. C., & da Silveira, S. S. (2018). GARANTIA À SAÚDE E À VIDA DA PESSOA IDOSA NO BRASIL SOB A ÉGIDE DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1295

Edição

Seção

Direitos sociais e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)