SEGURANÇA JURÍDICA E A ALTERAÇÃO DE ENTENDIMENTO NAS DECISÕES JUDICIAIS VINCULATIVAS.

Autores

  • Fradique Magalhães de Paula Júnior UNAERP
  • Ricardo dos Reis Silveira UNAERP

Resumo

Diante da dinâmica da sociedade, o judiciário se vê obrigado a alterar as decisões já firmadas, vez que, por vezes deixam de ser efetivas. Entretanto, ao passo que se busca a efetividade das decisões, alterando-as, notadamente as dotadas de efeito vinculante, afunila-se o instituto da segurança jurídica, visto que afeta a confiabilidade dos indivíduos ao resultado previsto. Diante disso, a modulação dos efeitos das decisões, tem o intuito de preservar a segurança jurídica, e justamente por isso, o efeito da modulação será prospectivo, garantindo tanto a segurança, como a confiabilidade. Isso por que, do contrário, a aplicação de forma retroativa, afetaria diretamente a liberdade e propriedade dos cidadãos que confiaram no Poder Judiciário, provocando uma situação de insegurança total.

Biografia do Autor

Ricardo dos Reis Silveira, UNAERP

Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (1999), Mestrado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2003), Doutorado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2010). Atualmente é Advogado em Ribeirão Preto, Professor do Programa de Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, Professor Adjunto do Curso de Direito da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Possui experiência com Filosofia, Teoria do Estado, Direito Constitucional, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Mantém o grupo de pesquisa sobre Jurisdição Constitucional e direitos coletivos.

Downloads

Publicado

2020-03-11

Como Citar

de Paula Júnior, F. M., & Silveira, R. dos R. (2020). SEGURANÇA JURÍDICA E A ALTERAÇÃO DE ENTENDIMENTO NAS DECISÕES JUDICIAIS VINCULATIVAS. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 7(7), 1236–1258. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1640

Edição

Seção

Acesso à Justiça, Proteção de Direitos e Coletivização das Demandas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)