EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES INDÍGENAS NO BRASIL: AFIRMAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE SUA CULTURA, TRADIÇÕES E IDENTIDADE

Autores

  • Anna Clara Caldonazzo Cobra UNAERP
  • Juvêncio Borges Silva UNAERP

Resumo

O presente artigo visa analisar a situação atual da educação indígena no Brasil, e aferir em que medida a educação proporcionada pelo poder público atende às necessidades culturais das comunidades, de forma a proporcionar-lhes tratamento digno bem como buscar a preservação de sua cultura, tradições e identidade. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica, orientada pelo método analítico-dedutivo.

Biografia do Autor

Juvêncio Borges Silva, UNAERP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Passos (1992), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), pós-doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É docente titular a-m da Associação de Ensino de Ribeirão Preto e docente do Centro Educacional Hyarte - ML Ltda. Tem experiência na área de Direito, Sociologia, Filosofia e Ciência Política, com ênfase em Direito Civil,  Direitos Coletivos, Sociologia Clássica e contemporânea, Sociologia do Direito, Filosofia Geral e do Direito e Teoria do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos coletivos e cidadania, direitos coletivos e políticas públicas, Estado e globalização, Estado e sociedade civil, Direito e Sociedade, teoria do direito, teoria política e religião. É líder do grupo de pesquisa Direitos Coletivos, Políticas Públicas e Cidadania que se reúne regularmente na Universidade de Ribeirão Preto para debater os diversos temas relacionados à temática do grupo e do grupo de Pesquisa Direito, Estado e Sociedade. Sua pesquisa atual concentra-se no estudo dos direitos coletivos e na relação entre a tutela coletiva e as políticas públicas, enfocando o diálogo entre o jurídico e o político, a juridicização da política e a polítização da justiça, nas ações coletivas como instrumento de controle das políticas públicas, e nas ações coletivas e políticas públicas como instrumentos de efetivação da cidadania.

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

Cobra, A. C. C., & Silva, J. B. . (2022). EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES INDÍGENAS NO BRASIL: AFIRMAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE SUA CULTURA, TRADIÇÕES E IDENTIDADE. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (9), 423–436. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2642

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>