DA DEMOCRACIA DELEGATIVA À DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: DESAFIOS À CONCREÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Gabriela Castro de Campos Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
  • Juvêncio Borges Silva UNAERP

Resumo

O presente artigo busca evidenciar que apesar do Brasil viver uma democracia, esta não é vivenciada em sua completude. Atualmente, pode-se dizer que há várias formas de governo democrático e nem todos eles evidenciam aquela ideia de efetiva participação do cidadão em questões políticas. Da atual democracia que vivemos hoje, que na prática evidencia ser uma democracia delegativa, até a democracia idealizada em que haja participação do cidadão nas decisões que direcionam a política do país, há um longo percurso e diversas crises a serem superadas para que a democracia possa efetivamente concretizar a cidadania.

Biografia do Autor

Gabriela Castro de Campos, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Advogada, graduada pela Universidade de Ribeirão Preto e mestranda pela Universidade de Ribeirão Preto em direitos coletivos e cidadania, na linha de pesquisa de Concreção dos Direitos Coletivos e Cidadania.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

de Campos, G. C., & Silva, J. B. (2018). DA DEMOCRACIA DELEGATIVA À DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: DESAFIOS À CONCREÇÃO DA CIDADANIA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1235

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>