Democracia participativa e movimentos sociais: educação para cidadania

Autores

  • Juvêncio Borges Silva UNAERP
  • Kátia Ribeiro de Oliveira UNAERP

Resumo

A proposta deste artigo é simples, mas pode servir para o início de análises mais profundas sobre o tema da democracia participativa, dos movimentos sociais e da efetiva cidadania. A proposta argumentativa deste trabalho busca ,utilizando o método investigatório por meio de pesquisa bibliográfica e doutrinária com a técnica indutiva, aproximar a ideia de que independente da forma democrática, se representativa, ou participativa, o essencial é a educação para a cidadania. Cidadania definida por Calmon de Passos ,ou seja,  cidadania efetiva e não tutelada, cidadania plena de viabilização e esta somente adquire-se por meio dos movimentos sociais. Nesta pesquisa não abordamos os movimentos de identidade cultural, apesar da sua imensa importância para a compreensão do contexto atual, tratamos somente dos movimentos políticos, pois abrange o objetivo do presente trabalho.

Na primeira fase do trabalho, buscamos contextualizar a participação popular no Estado Democrático de Direito. Conceituar a democracia participativa e o paralelo com a democracia representativa. E a responsabilidade dos movimentos sociais para a manutenção da democracia e conquista da cidadania.  No segundo momento apontar as dificuldades para a legitimidade da participação e a questão da desobediência civil e do seu abuso, dando ênfase ao papel da educação para a cidadania.

 

Biografia do Autor

Juvêncio Borges Silva, UNAERP

Pós-doutor em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Doutor pela UNESP, mestre pela Unicamp, advogado, professor do Programa de Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto-SP.

Kátia Ribeiro de Oliveira, UNAERP

 

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direitos Coletivos e  Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto-SP.

 

 

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Publicado

2015-03-09

Como Citar

Silva, J. B., & Oliveira, K. R. de. (2015). Democracia participativa e movimentos sociais: educação para cidadania. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (2), p. 48–55. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/387

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito

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