DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA: UMA ANÁLISE DOS DIREITOS DAS MULHERES COMO SUJEITO DE DIREITOS A PARTIR DA TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS À SUA APLICAÇÃO EFETIVA

Autores

  • Lucyana Ruth Alves da Silva UNAERP
  • Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega UNAERP

Resumo

A violência de gênero, em especial a violência contra a mulher, por longos anos foi ignorada pela sociedade e pelo Estado, principalmente porque predominava a ideia de que o ocorrido no âmbito privado, familiar, não competia ao Estado. Tal fato, somado à submissão da mulher à figura masculina, decorrente do modelo patriarcal de família, contribui para um cenário de mitigação dos impactos da violência contra a mulher. Apenas em 2006 o Brasil editou diploma legal específico, para proteger a mulher vítima de violência doméstica e familiar; e, em 2015 alterou o Código Penal para tipificar como qualificado o homicídio praticado contra a mulher por questões de gênero. O presente artigo busca compreender quais são os principais empecilhos à efetivação da garantia dos direitos fundamentais das mulheres. A pesquisa é desenvolvida a partir do conceito dos direitos fundamentais das mulheres e da observação de algumas das principais legislações referentes, bem como da sua proteção constitucional. Logo, averiguar os fatores para que o caminho mais adequado possa atingir a igualdade de direitos entre homens e mulheres. O ponto fundamental deste estudo é o interesse em compreender quais são os principais empecilhos à concreção da garantia dos direitos fundamentais das mulheres e, nesse sentido, a concreção de sua cidadania. Como metodologia, serviu-se de procedimento dedutivo de pesquisa utilizando a lei, doutrina, jurisprudência e bibliografias.

 

Palavras-chave: Direitos das mulheres; Teoria geral dos direitos fundamentais; direitos fundamentais da mulher; democracia.

Biografia do Autor

Lucyana Ruth Alves da Silva, UNAERP

Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania (UNAERP/ Ribeirão Preto - SP); Bacharel em Direito (UNAERP/ Ribeirão Preto -SP); Jornalista / Especialista em Jornalismo Cultural MTB: 27.732/RJ; Revisora de textos/ traduções/ Professora de línguas: Inglês, Italiano e Português; Licenciada em Letras- Português/ Inglês e Respectivas Literaturas.

Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega, UNAERP

Pesquisadora e extensionista. Mestre em Direito Civil e Doutora em Direito Empresarial pela PUC SP, é professora titular da Universidade Federal de Goiás, nos Programas de Pós Graduação em Direito Agrário e no Doutorado da Rede Pro Centro Oeste de Biotecnologia Biodiversidade, e no Programa de Pos Graduação em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto.Pesquisadora bolsista produtividade do CNPq, fez estágio pós doutoral na Universidade de Coimbra. Foi Profa. Pesquisadora na Université Paris X Nanterre, França. Atua em Grupos de Pesquisa (2000-atual), dedicando-se às questões de direito empresarial e societário, da propriedade intelectual na exploração econômica da biodiversidade, etnodesenvolvimento e sustentabilidade, produção agrícola integrada, sob uma perspectiva das comunidades tradicionais quilombolas, dos direitos coletivos, do pluralismo jurídico e da democracia participativa. É membro da Rede para o Novo Constitucionalismo Democrático Latino Americano e Red para la reconfiguración del capital. Leciona hermenêutica constitucional e direito empresarial;direitos das minorias e grupos vulnerabilizados, Teoria Geral do Direito Agrário e Tópicos em Biodiversidade e Biotecnologia. Autora de várias obras de direito. Tem experiência em orientação de pesquisas e extensão, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos. Organizou e participou de eventos nacionais e internacionais. Apresentou trabalhos e proferiu palestras no Brasil e no exterior. Participou bancas de concursos em universidades públicas, concursos públicos outros, bancas de mestrado, doutorado. É avaliadora do INEP, supervisora da SESu (ad hoc) e parecerista CNPq (ad hoc). É avaliadora ad hoc da Capes, FAPEG e FAPEMIG. Integra o Conselho Editorial de vários periódicos científicos. É editora da Revista da Faculdade de Direito da UFG. Atua na internacionalização de PPGs. Fez permanência de curta duração em universidades no exterior.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Alves da Silva, L. R. ., & Vidotte Blanco Tárrega, M. C. . (2023). DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA: UMA ANÁLISE DOS DIREITOS DAS MULHERES COMO SUJEITO DE DIREITOS A PARTIR DA TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS À SUA APLICAÇÃO EFETIVA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 10(10), 57–77. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2854

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)