A DIREÇÃO DE ARTE CINEMATOGRÁFICA E O TEMPO FÍLMICO: UM OLHAR A PARTIR DE TARKOVSKY

Autores

  • Giovanna Machado Scarparo
  • Gabriela Ricoldi de Castro UNAERP
  • João Flávio de Almeida PPGCTS - UFSCar

Palavras-chave:

Audiovisual. Direção de arte. Ritmo. Tarkovsky.

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a Direção de Arte Cinematográfica em sua relação com o Ritmo Fílmico. Essa pesquisa propõe observar como o ritmo cinematográfico faz influência e sofre influências da direção de arte na constituição da linguagem fílmica. Assim, importa a essa pesquisa relacionar o diretor de arte com as noções de decupagem, montagem e ritmo fílmico. A busca desses conceitos será feita principalmente na obra literária “Esculpir o tempo” (1998), e no filme “Stalker” (1970), ambos de Andrei Tarkovsky, justamente por ter sido ele um dos grandes pensadores e realizadores do cinema que se atentou às noções de tempo e imagem.

Biografia do Autor

Giovanna Machado Scarparo

Graduanda em Publicidade e Propaganda pela Unaerp.

João Flávio de Almeida, PPGCTS - UFSCar

Doutorando no programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, pela Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2017-12-17

Como Citar

Scarparo, G. M., Castro, G. R. de, & Almeida, J. F. de. (2017). A DIREÇÃO DE ARTE CINEMATOGRÁFICA E O TEMPO FÍLMICO: UM OLHAR A PARTIR DE TARKOVSKY. In Revista | ISSN: 1980-6418, 8(8), 3–14. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1365

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>