EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O DESAFIO DA SOCIEDADE INCLUSIVA

Autores

  • Paulo Joviniano Alvares dos Prazeres FADIRC - Faculdade Damas da Instrução Cristã
  • Karla Luzia Alvares dos Prazeres

Resumo

A construção de uma sociedade inclusiva  é um processo de fundamental importância para o desenvolvimento. As diferenças sociais, culturais e individuais são utilizadas para enriquecer as interações e a aprendizagem entre os seres humanos. Trata-se de uma mudança profunda no comportamento de uma sociedade. No Brasil, nos séculos XVII e XVIII, a discriminação e rejeição eram notórios, levando as pessoas Portadores de Necessidades Especiais a uma exclusão social, obrigando às famílias os esconderem em manicômios, prisões, ou mesmo em casa. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 01/2008 propõe a mudança de valores, atitudes e práticas educacionais para atender a todos os estudantes, sem nenhum tipo de discriminação, assegurando qualidade na educação.

Biografia do Autor

Paulo Joviniano Alvares dos Prazeres, FADIRC - Faculdade Damas da Instrução Cristã

Aluno do Programa da Mestrado da Faculdade Damas da Instrução Cristã, Bolsista CAPES; Pesquisador do Grupo de pesquisas em Educação e Direitos Humanos da UFPB.

Karla Luzia Alvares dos Prazeres

Bacharela em Direito pelas Faculdades Integradas Barros Melo. Mestranda em Direito pela Faculdade Damas da Instrução Cristã. Mestranda em Direito Internacional pela Universidad Autónoma de Asunción. Pós-graduada em Direito Público pela Faculdade Maurício de Nassau; Estudos de Perícias Forenses, Criminologia e Medicina Legal; Direito Tributário; e Saúde Pública com Ênfase em PSF pela Faculdade INESP. Aperfeiçoamento Jurídico no Curso de Preparação à Magistratura e Carreiras Jurídicas pela Escola da Magistratura de Pernambuco ? ESMAPE. Vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho. Diretora Geral da Escola Municipal de Advocacia da OAB-OLINDA. Foi Representante da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) na Subseccional de Olinda (2015-2018). Conselheira na Subseccional da OAB Olinda. Membro fundador da Academia Olindense de Letras Jurídicas. Membro da Academia Brasileira de Ciências Criminais. Presidente da Comissão de Carreiras Jurídicas da Academia Brasileira de Ciências Criminais. Advogada, Consultora Jurídica, Professora Universitária e de Pós-graduações, Conciliadora e Mediadora inscrita no Cadastro Nacional de Conciliadores e Mediadores do CNJ.

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Publicado

2020-03-11

Como Citar

dos Prazeres, P. J. A., & Alvares dos Prazeres, K. L. (2020). EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O DESAFIO DA SOCIEDADE INCLUSIVA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 7(7), 573–592. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1589

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