BENEFÍCIO DE PENSÃO POR MORTE SOB A OTICA DA LEI Nº 13.135/2015: UMA ANÁLISE DO ATUAL PANORAMA PREVIDENCIÁRIO POSITIVO

Autores

  • Michele Del Pino FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ
  • Karla Luzia Alvares dos Prazeres Faculdade Damas da Instrução Cristã

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar se com o advento da Lei nº 13.135/2015 o núcleo essencial dos direitos previdenciários concedidos à família, em especial ao cônjuge e ao companheiro, está sendo preservado no que concerne ao benefício pensão por morte com as alterações propostas pela Lei nº 13.135/2015 e se os argumentos econômicos são válidos para impulsionar reformas previdenciárias na concessão deste benefício. Para subsidiar e contextualizar a temática, foram apresentados o conceito de dependentes e realizada uma análise da família como centro de proteção do direito previdenciário além de expor os requisitos para a concessão da pensão por morte antes e após as alterações da Lei nº 13.135/2015. O método escolhido foi a revisão de literatura, onde vasto material bibliográfico pôde ser dissecado, compreendendo textos científicos de livros, periódicos, teses e pesquisa legislativa, resultando num estudo analítico descritivo. Concluiu-se que a lei em comento foi responsável pela restrição aos direitos sociais no campo da Previdência social, porém não se deve rejeitar por completo os argumentos econômicos que a motivaram, mas sim, aliar forças entre os estudos no campo da Economia e do Direito a fim de buscar novas alternativas que promovam melhorias para a população.

Biografia do Autor

Michele Del Pino, FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Bacharela em Direito pela Faculdade Marista do Recife. Mestranda em Direito pela Faculdade Damas da Instrução Cristã; Mestranda em Direito Internacional pela Universidad Autónoma de Asunción; Pós-graduada em Direito Público e Poder Legislativo pela UPE; Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Faculdade Estácio do Recife; Direito Previdenciário pelo Instituto INFOC; MBA em Gestão Jurídica no Poder Judiciário pela Faculdade INESP; Estudos de Perícias Forenses, Criminologia e Medicina Legal pela Faculdade INESP; Gestão e Docência no Ensino Superior pala Faculdade Novo Horizonte. Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Olinda. Conselheira na Subseccional da OAB Olinda. Advogada, Consultora Jurídica, Professora Universitária e de Pós-graduações.

Karla Luzia Alvares dos Prazeres, Faculdade Damas da Instrução Cristã

Bacharela em Direito pelas Faculdades Integradas Barros Melo. Mestranda em Direito pela Faculdade Damas da Instrução Cristã. Mestranda em Direito Internacional pela Universidad Autónoma de Asunción. Pós-graduada em Direito Público pela Faculdade Maurício de Nassau; Estudos de Perícias Forenses, Criminologia e Medicina Legal; Direito Tributário; e Saúde Pública com Ênfase em PSF pela Faculdade INESP. Aperfeiçoamento Jurídico no Curso de Preparação à Magistratura e Carreiras Jurídicas pela Escola da Magistratura de Pernambuco ? ESMAPE. Vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho. Diretora Geral da Escola Municipal de Advocacia da OAB-OLINDA. Foi Representante da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) na Subseccional de Olinda (2015-2018). Conselheira na Subseccional da OAB Olinda. Membro fundador da Academia Olindense de Letras Jurídicas. Membro da Academia Brasileira de Ciências Criminais. Presidente da Comissão de Carreiras Jurídicas da Academia Brasileira de Ciências Criminais. Advogada, Consultora Jurídica, Professora Universitária e de Pós-graduações, Conciliadora e Mediadora inscrita no Cadastro Nacional de Conciliadores e Mediadores do CNJ.

Downloads

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Del Pino, M., & Alvares dos Prazeres, K. L. (2020). BENEFÍCIO DE PENSÃO POR MORTE SOB A OTICA DA LEI Nº 13.135/2015: UMA ANÁLISE DO ATUAL PANORAMA PREVIDENCIÁRIO POSITIVO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 7(7), 352–373. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1616

Edição

Seção

Direitos sociais e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)