ARBITRAGEM NO DIREITO DO TRABALHO: LIMITES E APLICABILIDADE ANTE A EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO

Autores

  • Paulo Joviniano Alvares dos Prazeres UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco
  • Lais Araujo Fernandes da Costa UNIFACCAMP

Resumo

Nesse momento de efervescência dogmática sobre proposta de reforma trabalhista em face das mais variadas resistência, especialmente em tempos de grave crise política, moral, econômica, desconfiança nas instituições públicas e seus reflexos no mercado de trabalho, esses aspectos só assombram e trazem incertezas as benesses anunciadas na validade e efetividade dos direitos trabalhistas do empregado. Neste estudo consiste a respeito da arbitragem trabalhista, seu panorama atual, a necessidade da aplicação no direito individual do trabalho, a todos os empregados, quebrantando-se o paradigma de que não se poderia utilizar da arbitragem neste particular, ou mesmo limitar-se tal âmbito, apenas para alguns poucos empregados, mostrando-se os desafios para que a arbitragem possa ter ampla utilização no direito do trabalho, propondo-se soluções e nova visão da arbitragem no que diz respeito ao direto individual do trabalho e nova visão da arbitragem no que diz respeito ao direito individual do trabalho.

PALAVRA-CHAVE: Reforma Trabalhista. Contrato de trabalho. Autonomia. Arbitragem trabalhista.

Biografia do Autor

Paulo Joviniano Alvares dos Prazeres, UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco

Doutorando em Direito; Doutorando em Administração de Empresas e Ciencias Contabeis; Mestre em Direito; Tabelião e Oficial de Registro.

Lais Araujo Fernandes da Costa, UNIFACCAMP

Mestranda em Administração da Micro e Pequenas Empresas; Pos graduada em Direito Publico; Bacharel em Administração de Empresas; Bacharel em Direito; Professora Universitaria; Advogada.

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

dos Prazeres, P. J. A., & Fernandes da Costa, L. A. (2022). ARBITRAGEM NO DIREITO DO TRABALHO: LIMITES E APLICABILIDADE ANTE A EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (9), 903–920. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2478

Edição

Seção

Tutela Coletiva do Trabalho e a Reforma Trabalhista

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>