A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA DAS TERRAS INDÍGENAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA EVOLUTIVA NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Vitória Fregonesi Munhóz Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV
  • Marina Calanca Servo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV)
  • Andréia Chiquini Bugalho

Resumo

Atualmente, os povos originários passam por uma crise social e sanitária, em que seus direitos vêm sendo subjugados, levando a invasões constantes em suas terras, protegidas por lei. Esses invasores ainda impedem o auxílio governamental, o que traz o agravamento das endemias nas regiões, além da falta de recursos, como alimentos e água potável. Diante desse exposto, objetiva-se compreender como a chegada dos europeus e suas relações com os nativos fomenta o descaso e preconceito para com os indígenas nos tempos modernos. Para isso, foi usada a metodologia de revisão bibliográfica e de documentários que abordam o tema. Além disso, buscou-se analisar casos concretos, como o assassinato de Dom e Bruno, denúncias ao Estado, como a feita pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, além de normas que tratam do tema. A pesquisa demonstrou que o preconceito é estrutural, tendo origem desde a dominação dos portugueses no Brasil e mantendo-se até a atualidade. Ademais, mostra-se que apesar de o país ter chance de reagir, seja no que condiz a ações dos representantes governamentais ou da própria sociedade, com soluções visíveis e possíveis, ainda não é possível verificar ações significativas e necessárias. Sendo assim, conclui-se que o Estado brasileiro vem se omitindo de suas funções e obrigações, enquanto passa em sua frente a dizimação dos povos indígenas ainda restantes, esses que tem uma cultura e etnia rica para agregar ao país.

Biografia do Autor

Marina Calanca Servo , Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV)

Mestra em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto- USP (FDRP), docente no Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) e na União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO), Líder e membro do Grupo de Estudo GEDTRAB da FDRP.

Andréia Chiquini Bugalho

Professora na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Mestre pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Doutoranda na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Especialista em Direito Agrário pelo Verbo Jurídico. Especialista em Direito Ambiental pela Uniamérica. Líder e Membro do Grupo de Pesquisa Comtemporaniedade e Trabalho (GPCeT - Unaerp/RP). Líder e membro do Grupo de Estudo Núcleo de Pesquisa e Extensão - "O Trabalho além Direito do Trabalho" (NTDAT-FD/USP).

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Fregonesi Munhóz, V., Calanca Servo , M., & Chiquini Bugalho , A. (2024). A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA DAS TERRAS INDÍGENAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA EVOLUTIVA NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 11(11), 831–844. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3205

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>