O ESTADO BRASILEIRO E A GARANTIA FUNDAMENTAL DE UM ENVELHECIMENTO DIGNO

Autores

  • Vanderlei de Freitas Nascimento Junior UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
  • Thiago Nogueira Russo UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Resumo

Ao passo que a sociedade brasileira envelhece, o que se espera, é uma significativa melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas, de modo a aumentar sua expectativa de vida. Apesar das inúmeras conquistas históricas que resultaram na autoafirmação da velhice enquanto direito humano fundamental, os idosos continuam a serem descriminados, necessitando da criação e implementação de políticas públicas garantidoras de um envelhecimento digno. No Brasil, tanto a Constituição Federal como a legislação infraconstitucional tiveram a preocupação em se tutelar os direitos das pessoas idosas, a fim de promover os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil (CF, art. 3º), quais sejam construir uma sociedade justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Biografia do Autor

Vanderlei de Freitas Nascimento Junior, UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/PROSUP). Conciliador e Mediador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Advogado.

Thiago Nogueira Russo, UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto. Pós Graduado em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera. Advogado.

Downloads

Publicado

2016-03-10

Como Citar

de Freitas Nascimento Junior, V., & Nogueira Russo, T. (2016). O ESTADO BRASILEIRO E A GARANTIA FUNDAMENTAL DE UM ENVELHECIMENTO DIGNO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (3), 243–248. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/504

Edição

Seção

Direitos sociais e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)