A MAJORAÇÃO DE 25% NO VALOR DA APOSENTADORIA SOMENTE AO APOSENTADO POR INVALIDEZ: DA CONTRARIEDADE AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Autores

  • Selma Cristina Tomé Pina Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp
  • Juvêncio Borges Silva Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar a norma insculpida no artigo 45, caput, da Lei nº. 8.213/91, direito previsto ao aposentado por invalidez para a complementação de 25% no valor da aposentadoria, caso necessite de auxílio de terceiros para suas atividades básicas, considerando que a majoração somente ao aposentado por invalidez, fere a Constituição Federal de 1988 e seus princípios norteadores, pois a Previdência social é dever do Estado e deve ser prestada aos seus segurados que dela necessitar, estabelecendo requisitos mínimos de modo que satisfaça a justiça social. Observou-se, que a norma de majoração da aposentadoria é taxativa, excluindo os outros institutos de aposentadoria, como por exemplo, idade, tempo de contribuição, o que por sua vez, tal exclusão colide com os direitos e garantias fundamentais, previstos constitucionalmente, especialmente com o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, razão pela qual defende-se ser dever do Estado zelar pelo bem estar social, garantindo uma sobrevivência digna dos cidadãos. O estudo foi amparado por pesquisa bibliográfica a partir de livros, artigos, leis e outros documentos.

Biografia do Autor

Selma Cristina Tomé Pina, Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp

Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania na Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP - Aluna bolsista da CAPES/PROSUP na modalidade bolsa.

Juvêncio Borges Silva, Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp

Professor-doutor orientador do Programa de Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania na Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Tomé Pina, S. C., & Silva, J. B. (2018). A MAJORAÇÃO DE 25% NO VALOR DA APOSENTADORIA SOMENTE AO APOSENTADO POR INVALIDEZ: DA CONTRARIEDADE AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1296

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>