OS ATOS PROCESSUAIS DEFEITUOSOS E A CRISE DA TEORIA DAS NULIDADES: A FORMA COMO GARANTIA.

Autores

  • Ronny Max Machado Faculdades Metropolitanas Unidas-FMU
  • Rafael Khalil Coltro Faculdades Metropolitanas Unidas-UniFMU

Resumo

Os atos  processuais   defeituosos  e a crise  da teoria das nulidades consiste   em um estudo  necessário  para melhor  compreender os mecanismos de proteção das garantias  fundamentais  dos  acusados  em processos penais. O Sistema de Justiça Brasileiro  tem o dever de respeitar as formas que  constituem os atos processuais, sob pena  de serem declarados nulos  em prol da   defesa dos direitos  inerentes  aos  réus.   Por meio da metodologia  da revisão bibliográfica, o presente artigo  tem por objetivos fazer uma rápida conceituação acerca da teoria das nulidades para então tornar a discussão em face da tradicional tese e amplamente aplicada em nosso ordenamento jurídico  brasileiro,  que por sua vez  busca classificar as atipicidades processuais como sanções, e conceituam as nulidades em absolutas ou relativas, para então analisar se o atual sistema de invalidades processuais, vigente no ordenamento jurídico brasileiro, se utiliza de premissas coerentes com o sistema principiológico adotado, além de analisar se tais premissas realmente partem da matriz constitucional, estruturando-se a partir do conceito de ato processual defeituoso.

Biografia do Autor

Ronny Max Machado, Faculdades Metropolitanas Unidas-FMU

Ronny Max Machado: Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Paulista de Direito. Especialista em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Escola Paulista de Direito. Especialista em Direito Ambiental Empresarial pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Mestre em Direito da Sociedade da Informação pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – São Paulo. Estado de São Paulo. Brasil.

Rafael Khalil Coltro, Faculdades Metropolitanas Unidas-UniFMU

Mestre em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). Especialista em Direito Penal e Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (PUC/RS). Advogado. Membro da Comissão de Direito Penal da OAB/SP e Associado do Instituto Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

Machado, R. M., & Khalil Coltro, R. (2022). OS ATOS PROCESSUAIS DEFEITUOSOS E A CRISE DA TEORIA DAS NULIDADES: A FORMA COMO GARANTIA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (9), 1163–1174. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2515

Edição

Seção

Constitucionalização do Direito Processual

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)