OS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA LATINA EM RISCO: UM ESTUDO SOBRE AS TRIBOS ACHUAR, AYMARA E QUÉCHUA

Autores

  • Ronny Max Machado Faculdades Metropolitanas Unidas-FMU
  • Juliana Aparecida de Jesus Pires Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Eduardo Poletto de Oliveira Faculdade Damásio Educacional

Resumo

Os povos indígenas são, historicamente, vítimas do Estado, porque através das instituições que, teoricamente, teriam a incumbência de representá-los nas esferas política, administrativa, jurídica e legislativa, atuam, em sua grande maioria, pautadas em interesses econômicos e deixando a margem os direitos individuais, coletivos, culturais, sociais e ambientais, de tais povos, em especial na América Latina. Sublinhamos a importância da presença indígena nos primeiros séculos até o aumento alarmante dos casos de invasões possessórias, exploração ilegal de recursos naturais, a omissão do Poder Público no enfrentamento de doenças pandêmicas e os danos diversos ao patrimônio dos povos indígenas, particularmente dos povos Achuar, Aymara e Quéchua. Pode-se adiantar que tais povos são mais do que sobreviventes, pois depois de séculos de perseguições e desrespeitos, ainda resguardam suas ricas culturas, que, inclusive, podem e devem ser utilizadas para nortear o rumo dos países em que habitam.

Biografia do Autor

Ronny Max Machado, Faculdades Metropolitanas Unidas-FMU

Ronny Max Machado: Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Paulista de Direito. Especialista em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Escola Paulista de Direito. Especialista em Direito Ambiental Empresarial pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Mestre em Direito da Sociedade da Informação pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – São Paulo. Estado de São Paulo. Brasil.

Juliana Aparecida de Jesus Pires , Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

 

Advogada e Pedagoga. Pós-graduada em Direito Processual pela PUC-MG. Pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões pelo EBRADI, Graduação em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estácio de Sá de Minas Gerais. Graduação em Pedagogia pela PUC-MG.

Eduardo Poletto de Oliveira, Faculdade Damásio Educacional

Graduado em Direito pela Universidade do Planalto Catarinense. Pós-Graduado em Direito Constitucional e Direito Público, com ênfase em gestão pública, ambos pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus. Assistente de Promotoria de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina. E-mail: epoliveira@mpsc.mp.br.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Machado, R. M., Aparecida de Jesus Pires, . . J. ., & Poletto de Oliveira, E. (2023). OS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA LATINA EM RISCO: UM ESTUDO SOBRE AS TRIBOS ACHUAR, AYMARA E QUÉCHUA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 10(10), 1082–1101. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2829

Edição

Seção

Acesso à Justiça, Proteção de Direitos e Coletivização das Demandas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)