A CIDADANIA NA GESTÃO DOS ATOS PÚBLICOS PELA PARTICIPAÇÃO NO PLANO DIRETOR

Autores

  • Juliana Castro Torres Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
  • Selma Cristina Tomé Pina Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
  • Paula Martins da Silva Costa

Resumo

O presente trabalho direciona na investigação da importância da cidadania na efetivação dos direitos coletivos listados nas normas dos planos diretores, eis que cumprir a norma final do Plano Diretor é uma forma de compor e garantir a concretização da cidadania. O direito à cidade está ligado à noção de igualdade, de acesso, de justiça, de segurança, fatores que se obstados, acarretam uma negativa não apenas dos interesses individuais dos cidadãos, mas, sobretudo, dos interesses coletivos da população. O Plano Diretor é o instrumento de planejamento urbano reconhecido como o instrumento máximo da gestão pública municipal. Contudo, a sua implementação geralmente não acontece de forma plena, causando uma grande frustração aos cidadãos. Ainda, observa-se que a revisão destes planos, para que as novas necessidades da população sejam atendidas, não vem sendo cumprida no prazo previsto. São, portanto, causas que ferem os direitos coletivos e vão contra a ordem jurídica e democrática da cidadania e precisam ser combatidas. Tais fatores gerariam improbidade administrativa ao agente público municipal, mas, pela nova redação dada à Lei de Improbidade e interpretações, não mais caberia a aplicação desta penalidade por tais motivos. Assim, a pesquisa, que se deu por meio de revisão bibliográfica, concluiu que somente por meio do exercício da cidadania é que os cidadãos poderão ver os fundamentos da norma do Plano Diretor implementadas e, consequentemente, as necessidades por eles fundamentadas concretizadas.

Biografia do Autor

Juliana Castro Torres, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto -UNAERP. Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Especialista em Direito Público Lato Sensu pela Universidade Anhanguera - UNIDERP. Graduada em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos. Advogada, inscrita na OAB/MG sob o nº 121.202 - Escritório de Advocacia com experiência nas áreas de Direito Privado e Público. Foi Bolsista de Gestão em Ciência e Tecnologia BGCT-III pela FAPEMIG. É Bolsista PROSUP-CAPES. É membro do Conselho Municipal da Cidade de Passos-MG. É Professora de Direito Tributário e prática Cível no curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG - Unidade Passos. É Professora de Direito Tributário nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG - Unidade Passos. É Professora de Instituições de Direito Público e Privado no curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG - Unidade Passos. Foi Coordenadora do Núcleo de Assistência Judiciária Gratuita - NAJ da UEMG - Unidade Passos (2019-2020).

Selma Cristina Tomé Pina, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Doutoranda em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Especialista em Direito Previdenciário e em Comunicação Corporativa e Marketing Empresarial. Graduado em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Passos (2015) e em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1999). Na docência atua na área de Direito e Comunicação Social. Foi Diretora da Faculdade de Comunicação de Passos (FACOMP) em 2011 e Coordenadora e Vice-diretora da Faculdade de Comunicação de Passos (FACOMP) de 2009 a 2011. Atuou como Chefe de Comunicação e Marketing da Fundação de Ensino Superior de Passos de 2005 à 2014.

Paula Martins da Silva Costa

Doutoranda em Direitos Coletivos e Cidadania na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo - USP (1992). Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (1992). Especialização em Direito Civil e Processual pela Universidade de Franca (2000). Especialização em Direito Público pela Universidade de Brasília - UNB (2010). Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) com bolsa da CAPES-PROSUP (2019-2021). Advogada da União desde 2000. Vice-Presidente da Comissão Advocacia Pública da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Ribeirão Preto e Membro da Comissão Estadual Advocacia Pública da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Epistemologia, Direito, Direitos coletivos. e-mail: paula.costa.pmdsc@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/9392915075834898. https://orcid.org/0000-0003-1469-0156. Participa de dois grupos de pesquisa: Direitos Coletivos, Políticas Públicas e Cidadania e Jurisdição constitucional e tutela dos direitos coletivos, ambos da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Torres, J. C., Cristina Tomé Pina, S., & Martins da Silva Costa, P. (2023). A CIDADANIA NA GESTÃO DOS ATOS PÚBLICOS PELA PARTICIPAÇÃO NO PLANO DIRETOR. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 10(10), 754–769. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2851

Edição

Seção

Constituição Cidadã: Carta de Resistência e Navegação das Diferenças

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)