CRISE NA DEMOCRACIA BRASILEIRA APÓS AS JORNADAS DE JUNHO

Autores

  • Juvêncio Borges Silva UNAERP
  • Marília Meorim Ferreira De Lucca e Castro UNAERP

Resumo

O presente trabalho tem como escopo realizar uma reflexão sobre a crise do Estado Social e Democrático de Direito – ou de recessão democrática – e os possíveis fatores que desencadeiam essa situação. O tema se revela importante diante da existência na atualidade de países como o Brasil, que têm encontrado em seu arcabouço político, políticos populistas com viés autoritário, que a despeito de promoverem um governo para e pelo povo, engendram comportamento que questionam a prática democrática, promovem discurso de ódio, colocando o próprio regime democrático em xeque. A metodologia utilizada foi a analítico-dedutiva. Conclui-se do pesquisado que conhecer esses pontos e analisar as etapas de subversão do processo democrático é de suma relevância e um importante mecanismo para constatar quais e quem são os políticos com postura populistas autoritárias e tendentes a romper com o processo democrático.

Biografia do Autor

Juvêncio Borges Silva, UNAERP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Passos (1992), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), pós-doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É docente titular a-m da Associação de Ensino de Ribeirão Preto e docente do Centro Educacional Hyarte - ML Ltda. Tem experiência na área de Direito, Sociologia, Filosofia e Ciência Política, com ênfase em Direito Civil,  Direitos Coletivos, Sociologia Clássica e contemporânea, Sociologia do Direito, Filosofia Geral e do Direito e Teoria do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos coletivos e cidadania, direitos coletivos e políticas públicas, Estado e globalização, Estado e sociedade civil, Direito e Sociedade, teoria do direito, teoria política e religião. É líder do grupo de pesquisa Direitos Coletivos, Políticas Públicas e Cidadania que se reúne regularmente na Universidade de Ribeirão Preto para debater os diversos temas relacionados à temática do grupo e do grupo de Pesquisa Direito, Estado e Sociedade. Sua pesquisa atual concentra-se no estudo dos direitos coletivos e na relação entre a tutela coletiva e as políticas públicas, enfocando o diálogo entre o jurídico e o político, a juridicização da política e a polítização da justiça, nas ações coletivas como instrumento de controle das políticas públicas, e nas ações coletivas e políticas públicas como instrumentos de efetivação da cidadania.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Silva, J. B. ., & Marília Meorim Ferreira De Lucca e Castro. (2024). CRISE NA DEMOCRACIA BRASILEIRA APÓS AS JORNADAS DE JUNHO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 11(11), 428–444. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3137

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>