A AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O DIREITO: REFLEXÕES A PARTIR DA ABORDAGEM DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Alexandre Borges Rabelo Universidade Federal de Goiás
  • José Querino Tavares Neto Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Avaliação, Monitoramento, Abordagem Direito e Políticas Públicas

Resumo

O Estado Contemporâneo, caracterizado por constituições complexas e direcionado à concretização de direitos fundamentais, tem nas políticas públicas seu eixo de principal funcionamento e, consequentente, de análise para identificação do cumprimento de seus compromissos políticos e do planejamento estratégico governamental. Nesse contexto, o presente artigo objetiva discutir, de forma exploratória, relações existentes entre o Direito e os instrumentos de monitoramento e avaliação de políticas públicas, a partir da abordagem Direito e Políticas Públicas, em busca da aproximação desses saberes e identificação das relações existentes que possibilitem análises investigativas mais adequadas à complexidade envolvida. Adota-se a técnica da revisão bibliográfica, mediante o uso de uma abordagem qualitativa.

Biografia do Autor

José Querino Tavares Neto, Universidade Federal de Goiás

Professor Titular da UFG. Pós-Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra com bolsa da Capes. Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Programa em Direito e Políticas Públicas da UFG. Pesquisa desenvolvida com apoio institucional do PPGDP-UFG e seus financiadores. E-mail josequerino@ufg.br.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Borges Rabelo, A., & Querino Tavares Neto, J. (2023). A AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O DIREITO: REFLEXÕES A PARTIR DA ABORDAGEM DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Paradigma, 32(1), 115–138. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/3069