INFÂNCIA E CIDADANIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO

Autores

  • Osmar Veronese Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo/RS; Instituto Cenecista de Ensino Superiores de Santo Ângelo/RS
  • Luciane Gheller Veronese UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,

Resumo

A sociedade contemporânea, ao tempo em que oferece facilidades para a vida em comunidade, também produz vários sintomas, entre os quais ansiedade, isolamento, excesso de dependência das redes sociais, cujo enfrentamento se dá, muitas vezes, pelo uso pesado de medicamentos. A Carta de navegação brasileira, desde 1988, indica, como organizadores da viagem do País, saúde, lazer e a prioridade, nas políticas públicas, para a infância e a adolescência. Este artigo examina essas diretivas constitucionais no contexto da sociedade de massas, propondo, ao final a ressignificação dos espaços públicos, especialmente as praças, como uma das formas de demonstrar apreço e priorização no olhar do público sobre a infância e a adolescência pátrias. É uma aposta no brincar como resistência à mecanização da vida consumista, quebrando os muros (inclusive virtuais!) para, pela aproximação das pessoas e circulação da palavra, formar uma geração crítica.


Biografia do Autor

Osmar Veronese, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo/RS; Instituto Cenecista de Ensino Superiores de Santo Ângelo/RS

Doutor em Direito Constitucional pela Universidad de Valladolid, ES, Professor de Direito Constitucional da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI (Graduação e Mestrado/Doutorado), e da Faculdade Cenecista de Santo Ângelo (IESA), Santo Ângelo/RS. Coordena o projeto de pesquisa “Estado, Constituição, Diferença: olhares críticos sobre a diversidade no constitucionalismo”, é líder do Grupo de Pesquisa “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”, com registro no CNPQ, vinculado ao Mestrado/Doutorado em Direito da URI/Santo Ângelo/RS. Procurador da República. Autor dos livros “Constituição: reformar para que(m)”, “Inviolabilidade parlamentar: do senador ao vereador”, publicados pela Editora Livraria do Advogado, “Constituição: um olhar sobre minorias vinculadas à Seguridade Social” (em coautoria com Jane Berwanger), “Indígenas no Brasil: (In)Visibilidade Social e Jurídica” (em coautoria com Ederson Nadir Pires Dornelles e Fabiano Prado de Brum), publicados pela Editora Juruá.

Luciane Gheller Veronese, UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,

Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Professora do Curso de Psicologia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI-RS. Integrante do Grupo de Pesquisa “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”, com registro no CNPQ, vinculado ao Mestrado/Doutorado em Direito da URI/Santo Ângelo/RS. Servidora Pública Estadual/RS


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Publicado

2018-11-19

Como Citar

Veronese, O., & Veronese, L. G. (2018). INFÂNCIA E CIDADANIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1245

Edição

Seção

Constituição Cidadã: Carta de Resistência e Navegação das Diferenças

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