INTERCULTURALIDADE, SUSTENTABILIDADE CULTURAL E DEMOCRACIA: APONTAMENTOS SOBRE O URBANO

Autores

  • Gabriel Edler URI Santo Ângelo
  • Osmar Veronese URI Santo ângelo

Resumo

As cidades brasileiras, como espaço precipuamente multicultural em todos os seus aspectos, sofrem constante absorção de diferentes grupos derivados do processo de urbanização e fluxo de pessoas e informações que se tem verificado por um longo lapso temporal, e que se tem mantido. Por essa própria característica de contato de várias culturas a urbe torna-se o centro do debate democrático: sua viabilidade e sustentabilidade são diretamente ligadas ao exercício da democracia e a redução de conflitos. Para tanto, essa tessitura multicultural não pode permanecer estanque, antes pelo contrário, deve ser dotada de um caráter dinâmico, dialético, de um modelo dialogal; daí falar-se em interculturalidade, ou seja, a ideia de que as múltiplas culturas se encontrem, interpenetrando-se e aceitando-se, num processo de sustentabilidade cultural que reduza as tensões sociais e que, ao mesmo tempo, respeite as diferenças como basilares à construção democrática. Busca-se, assim, demonstrar que a harmonização social se dá precipuamente através da busca pela sustentabilidade cultural nas cidades, espaços de concreção da democracia, superando-se o modelo multicultural estanque, pela utilização de instrumentos jurídico-políticos que incentivem o diálogo entre os grupos, numa evolução em direção a interculturalidade. São utilizados como suporte científico os métodos histórico-descritivo, em especial no que tange aos aspectos dos fluxos responsáveis pela composição multicultural das cidades e dialético-crítico, analisando-se os conceitos apresentados, em especial de multiculturalismo, interculturalidade, sustentabilidade cultural urbana e democracia e sua correlação.

Palavras-chave: Cidade. Multiculturalismo. Interculturalidade. Sustentabilidade Cultural Urbana. Democracia.

Biografia do Autor

Osmar Veronese, URI Santo ângelo

Osmar Veronese. Doutor em Modernización de las Instituciones y Nuevas Perspectivas en Derechos Fundamentales pela Universidad de Valladolid/Espanha (2011), com diploma revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Mestre em Sociedade e Estado em Perspectiva de Integração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Graduado em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (1991) e em Tecnologia Agronômica, Modalidade Cooperativismo, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1986). Professor de Direito Constitucional na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), integrando o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado em Direito. Procurador da República, Ministério Público Federal (1997). Líder do Grupo de Pesquisa ?Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas?, com registro no CNPQ, vinculado à linha de pesquisa Direito e Multiculturalismo, do PPG ? Mestrado e Doutorado em Direito da URI/Santo Ângelo/RS. Autor dos livros ?Constituição: reformar para que(m)? e ?Inviolabilidade parlamentar: do senador ao vereador?, publicados pela Editora Livraria do Advogado; e ?Constituição: um olhar sobre minorias vinculadas à seguridade social? (em coautoria com Jane Berwanger) e ?Indígenas no Brasil: (In)Visibilidade Social e Jurídica? (em coautoria com Ederson Nadir Pires Dornelles e Fabiano Prado de Brum), publicados pela Editora Juruá. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Multiculturalismo.

 

Gabriel Edler: Advogado. Professor Adjunto na Faculdade de Ilhéus. Professor de Graduação e Pós-Graduação. Professor da Escola Superior da Advocacia da BA - ESA/BA. Doutorando (2021-) e Mestre em Direito (2015) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo/RS. Bolsista CAPES/PROSUP (2013-2015). Ex-coordenador do Curso de Direito da Faculdade UNIME de Itabuna - BA (08/2018-12/2019). Graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta (2004) com curso de aperfeiçoamento pela Escola Superior da Magistratura do RS (2008-2009).

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

Edler, G., & Veronese, O. (2022). INTERCULTURALIDADE, SUSTENTABILIDADE CULTURAL E DEMOCRACIA: APONTAMENTOS SOBRE O URBANO: . Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (9), 789–810. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2557

Edição

Seção

Constituição Cidadã: Carta de Resistência e Navegação das Diferenças

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>