O PROJETO DE MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O RETROCESSO NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES PARA A CIDADANIA E VIDA DEMOCRÁTICA

Autores

Resumo

O Governo Federal do Brasil anunciou a implantação de um Programa Nacional de Escolas Cívico-militares. A mistura de militarismo e educação não é uma novidade no país e existem projetos semelhantes em alguns Estados da Federação. O presente artigo tem por objetivo compreender os objetivos e finalidades da educação e das Forças Armadas na Constituição Federal e os desafios colocados para a educação nos dias atuais. Pretende-se também analisar a militarização da educação em face do projeto de cidadania e democracia apresentados pela Constituição de 1988. Educação e Forças Armadas têm objetivos e missões distintas estabelecidas pela Constituição. Se as Forças Armadas é colocado o desafio primário de defesa da pátria, à educação tem como missão o pleno desenvolvimento da pessoa e preparação para a cidadania. Os desafios impostos pelos novos tempos exigem dos profissionais da educação – que devem ser valorizados – respostas novas e inovadoras, e nesse sentido não parecem ser as técnicas militares as mais adequadas para atingir tais objetivos. 

Biografia do Autor

Natal dos Reis Carvalho Junior, UNAERP

Mestre e doutorando em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP. Professor do Curso de Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé – UNIFEG

Juvêncio Borges Silva, Universidade de Ribeirão Preto

Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor pela UNESP. Mestre pela UNICAMP. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Carvalho Junior, N. dos R., & Borges Silva, J. (2020). O PROJETO DE MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O RETROCESSO NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES PARA A CIDADANIA E VIDA DEMOCRÁTICA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (8), 530–550. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2179

Edição

Seção

Direitos sociais e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)