DESMISTIFICANDO O FEMINISMO: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS E PROMOVENDO A IGUALDADE DE GÊNERO NA SOCIEDADE.

Autores

  • Fernanda Heloisa Macedo Soares Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto
  • Danilo Henrique Nunes Centro Universitário Estácio - Ribeirão Preto/SP e do Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto/SP.
  • Nathalia Simi de Andrade

Resumo

O presente estudo busca desmistificar os estereótipos envolvendo o movimento feminista identificando suas principais etapas, destacando a ideia principal de sua evolução histórica e sua importância para a promoção de igualdade de gênero. Tal movimento, não se limita a uma única definição, tendo em vista que pode ser considerado um processo em constante evolução, marcado por contradições e avanços. Mais a diante serão destacados a importância das conquistas legais ao longo do tempo, como as reivindicações de direitos políticos, sociais e econômicos básicos para as mulheres e a expansão para questões como liberdade sexual e autonomia corporal. Reconhecendo as diversas experiências das mulheres e buscando combater os preconceitos de classe, raça e sexualidade dentro do próprio movimento feminista. Além disso, utilizando-se de dados do IBGE, Secretaria da Defesa e outros, compreenderemos que ainda há muitas situações contemporâneas enfrentadas pelas mulheres, como a violência de gênero, a desigualdade educacional e a divisão desigual do trabalho doméstico que ainda precisam ser discutidos e melhorados.

Palavras-chave: Feminismo, Igualdade de gênero, Violência de gênero, Desigualdade educacional.

Downloads

Publicado

2024-12-21

Como Citar

Macedo Soares, F. H., Nunes, D. H., & Simi de Andrade, N. . (2024). DESMISTIFICANDO O FEMINISMO: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS E PROMOVENDO A IGUALDADE DE GÊNERO NA SOCIEDADE . Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 12(12), 809–832. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3478

Edição

Seção

INSTRUMENTOS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS COLETIVOS, DEMOCRACIA E JURISDIÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2