AS RELAÇÕES JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO E A LEI Nº 14.010/2020: ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DA AUTONOMIA DA VONTADE E DA FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO

Autores

  • João Pedro Silvestrini Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto
  • Danilo Henrique Nunes UNAERP

Resumo

Este trabalho analisa a forma com que nosso ordenamento jurídico é capaz de solucionar os problemas ocasionados pela pandemia da COVID-19 nas relações jurídicas de direito privado. Além disso, visa verificar a importância dos princípios basilares do direito do contratual para amenizar os efeitos originados pela presente crise de saúde pública e, ainda, tecer comentários sobre os impactos das leis federais nº 13.874/19 (Lei de Liberdade Econômica) e nº 14.010/2020 nas relações contratuais. Concluindo-se que, no Direito, nenhuma norma será capaz, sozinha, de solucionar os problemas originados pela pandemia. Assim, é fundamental um olhar singular para cada caso concreto. Para o desenvolvimento deste artigo, foram utilizados os métodos de revisão de literatura juntamente com o método hipotético dedutivo, realizando-se uma análise jurídica das assertivas descritas.

Biografia do Autor

João Pedro Silvestrini, Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto

Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela UNAERP. Especialista em Direito Tributário pela FDRP-USP. Professor de Direito do Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto/SP. Advogado.

Danilo Henrique Nunes, UNAERP

Doutorando e Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela UNAERP. Professor do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB, do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto/SP, das Faculdades Metropolitanas do Estado de São Paulo e do ITES (Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior).

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

Silvestrini, J. P., & Nunes, D. H. (2022). AS RELAÇÕES JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO E A LEI Nº 14.010/2020: ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DA AUTONOMIA DA VONTADE E DA FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (9), 1009–1034. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2493

Edição

Seção

Acesso à Justiça, Proteção de Direitos e Coletivização das Demandas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>