DA APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA CERTIFICAÇÃO NAS AÇÕES CIVIS PÚBLICAS AMBIENTAIS

Autores

  • Danilo Henrique Nunes Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
  • Lucas Souza Lehfeld Universidade de Ribeirão Preto

Resumo

Sabe-se que, atualmente, a proteção ao meio ambiente vem sendo bastante discutida em vários lugares do mundo. Um dos motivos é a deterioração que ocorre por parte do homem, de forma imprudente e negligente, causando danos ao meio ambiente. Dessa forma, não se pode deixar que estes causadores saiam impunes e não se responsabilizem pelos seus atos, assumindo todas as atividades danosas trazidas ao ambiente e, assim, serem punidos através de ações coletivas: a ação civil pública, a ação civil por responsabilidade administrativa, a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo em matéria ambiental, a ação popular em matéria ambiental, o mandado de segurança coletivo em matéria ambiental e o mandado de injunção em material ambiental, os quais são aplicados o princípio da certificação adequada, entre outros princípios. Todas são ações que visam a responsabilização do poluidor.

 

Biografia do Autor

Danilo Henrique Nunes, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (2012) e graduação em Jornalismo pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (2007). Foi vice-presidente da Fundação de Telecomunicação e Rádiofusão de Barretos, Analista de Relações Comerciais da SR Embalagens - Barretos / SP (2016/2017) e Analista de área (comunicação) do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (2005/2016). Atualmente é advogado, professor especialista do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos nos cursos de Direito, Zootecnia, Engenharias Civil, de Alimentos, Mecânica, Química e de Produção e Serviço Social, jornalista do Grupo Monteiro de Barros de Comunicação e Rádiofusão e gestor de conteúdo acadêmico do portal do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Tem experiência na área de Direito, Jornalismo e Marketing.

Lucas Souza Lehfeld, Universidade de Ribeirão Preto

Professor-pós-doutor do programa de Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto. Coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Barão de Mauá. Advogado.

Downloads

Publicado

2018-01-17

Como Citar

Nunes, D. H., & Lehfeld, L. S. (2018). DA APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA CERTIFICAÇÃO NAS AÇÕES CIVIS PÚBLICAS AMBIENTAIS. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (5). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/927

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>