A CONVENÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL COMO ELEMENTO CONSTRUTO PARA A CONCRETIZAÇÃO DA CIDADANIA DOS POVOS SOB O ENFOQUE DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Ana Célia Querino UNAERP
  • Juvêncio Borges Silva UNAERP

Resumo

O estudo se propõe à análise da contribuição da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade Cultural e o papel que este importante instrumento internacional pode representar como elemento norteador de elaboração e efetivação de políticas públicas pelos Estados, estas voltadas à implementação de ações e planos coordenados no sentido de se buscar a diminuição das desigualdades, ao combate ao preconceito e à promoção da cidadania dos povos de culturas diferenciadas. O estudo reconhece que são muitos os instrumentos legais e internacionais existentes no campo da proteção e promoção da diversidade cultural, sem que, contudo, tenham se mostrado eficazes e/ou eficientes na concretização do intuito, sabendo-se que a diversidade e as questões que esta envolve representam forte preocupação das grandes instituições internacionais (como a ONU/UNESCO), devendo, igualmente, se tornar preocupação dos Estados, nos planos internos, tanto quanto a busca de solução de outros problemas de ordem global.Tem-se que o estudo da referida Convenção, com a forte determinação de se por em prática seus preceitos, possa representar um marco inicial na efetivação de um novo tempo, em que já não mais se admita tantas desigualdades em oportunidades, em razão das diferenças étnicas e/ou culturais.

 

Biografia do Autor

Ana Célia Querino, UNAERP

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direitode Franca, Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto, Advogada.

Juvêncio Borges Silva, UNAERP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Passos (1992), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), pós-doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É docente titular a-m da Associação de Ensino de Ribeirão Preto, docente do Centro Universitário Barão de Mauá e docente do Centro Educacional Hyarte - ML Ltda. Tem experiência na área de Direito, Sociologia, Filosofia e Ciência Política, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direitos Coletivos, Sociologia Clássica e contemporânea, Sociologia do Direito, Filosofia Geral e do Direito e Teoria do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos coletivos e cidadania, direitos coletivos e políticas públicas, Estado e globalização, Estado e sociedade civil, Direito e Sociedade, teoria do direito, teoria política e religião. É líder do grupo de pesquisa Direitos Coletivos, Políticas Públicas e Cidadania que se reúne regularmente na Universidade de Ribeirão Preto para debater os diversos temas relacionados à temática do grupo e do grupo de Pesquisa Direito, Estado e Sociedade. Sua pesquisa atual concentra-se no estudo dos direitos coletivos e na relação entre a tutela coletiva e as políticas públicas, enfocando o diálogo entre o jurídico e o político, a juridicização da política e a polítização da justiça, nas ações coletivas como instrumento de controle das políticas públicas, e nas ações coletivas e políticas públicas como instrumentos de efetivação da cidadania.

Downloads

Publicado

2016-03-12

Como Citar

Querino, A. C., & Silva, J. B. (2016). A CONVENÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL COMO ELEMENTO CONSTRUTO PARA A CONCRETIZAÇÃO DA CIDADANIA DOS POVOS SOB O ENFOQUE DOS DIREITOS HUMANOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (3), 357–364. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/558

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>