PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A AUTONOMIA DO PACIENTE COM DEFICIENCIA

Authors

  • Vítor Lima UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO/SP https://orcid.org/0000-0002-3639-3278
  • Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega Universidade de Ribeirão Preto/SP
  • Raul Lemos Maia Universidade de Ribeirão Preto/SP

Abstract

O presente artigo busca discutir sobre a possibilidade e capacidade de consentir da pessoa com deficiência sobre questões que versem sobre sua saúde a luz do que preceitua o princípio da dignidade da pessoa humana. O Estado promoveu uma série de políticas públicas para inserir esta coletividade no contexto social, sendo que o grande marco legal infraconstitucional foi a entrada em vigor do Estatuto da Pessoa com Deficiência, cujo objetivo é promover a participação plena e efetiva desta coletividade na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Com a entrada em vigor do Estatuto, não existe mais a presunção de que uma pessoa com deficiência é incapaz, posto que foi ampliada a capacidade desta coletividade. Diante deste cenário, surgem algumas indagações e divergências sobre a capacidade desta coletividade de decidir sobre si mesma quanto às questões sensíveis relativas a própria saúde. Optou-se pela realização de pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório, desenvolvida por método dedutivo e análise crítica de textos legislativos e obras sobre o tema para atingir o mencionado objetivo, sendo que ao final foi possível concluir pela plena capacidade e autonomia da pessoa com deficiência de consentir sobre questões que envolvam sua saúde, ainda que possam, eventualmente, decidir com o apoio de pessoas de sua confiança, uma vez que se está diante de promoção da inclusão social desta coletividade.

Author Biographies

Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega, Universidade de Ribeirão Preto/SP

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professora titular da Universidade Federal de Goiás, nos Programas de Pós Graduação em Direito Agrário e no Doutorado da Rede Pro Centro Oeste de Biotecnologia Biodiversidade, e no Programa de Mestrado da Universidade de Ribeirão Preto. Pesquisadora bolsista produtividade do CNPq, fez estágio pós doutoral na Universidade de Coimbra. Atua em Grupos de Pesquisa (2000-atual), dedicando-se às questões de direito empresarial e societário, da propriedade intelectual na exploração econômica da biodiversidade, etnodesenvolvimento e sustentabilidade, produção agrícola integrada, sob uma perspectiva das comunidades tradicionais quilombolas, dos direitos coletivos, do pluralismo jurídico e da democracia participativa.

Raul Lemos Maia, Universidade de Ribeirão Preto/SP

Advogado, especialista em Direito Penal. Mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto/SP. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. 

Published

2023-01-30

How to Cite

Lima, V., Vidotte Blanco Tárrega, M. C. ., & Lemos Maia, R. (2023). PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A AUTONOMIA DO PACIENTE COM DEFICIENCIA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 10(10), 916–933. Retrieved from https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2831

Issue

Section

Direitos da Personalidade e a Dignidade da Pessoa Humana

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>