ASPECTOS LEGAIS E JURISPRUDENCIAIS ACERCA DA SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Danilo Henrique Nunes Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos https://orcid.org/0000-0001-9162-3606
  • Marcos Felipe Zafalon Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto/SP

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a Sociedade Limitada Unipessoal e seus reflexos na sociedade brasileira, utilizando a metodologia da revisão de literatura hipotética dedutiva que busca aprofundar nas produções acadêmicas sobre o assunto de modo a promover aproximação e compreensão. Identificando assim o surgimento da Lei da Liberdade Econômica que há muito vinha sendo demandada pelo setor econômico e discutida pelo setor jurídico brasileiro no que diz respeito a conceituação da sociedade empresarial como plural ou unipessoal. Sendo resultado de um percurso histórico de debates jurídicos sobre o que pode ser considerado sociedade empresarial e o que não pode, e aperfeiçoando os institutos que tentavam atender tal demanda do mercado, tais quais a sociedade anônima e a EIRELI. Aprovada em tempo a Sociedade Unipessoal Limitada, trouxe facilitações para os empreendedores saírem da ilegalidade e poderem fazer parte de fato da economia brasileira. Logo sua aprovação, veio a COVID-19 e longos períodos de lockdown que transformaram as demandas de mercado, sendo a Sociedade Unipessoal Limitada o acesso mais fácil para essa transição das empresas, representando em sua maioria as pequenas e médias empresas, bem como facilitando para as de grande porte se manterem com um sócio sem precisar de custos com um administrador para ser o segundo sócio.

Biografia do Autor

Danilo Henrique Nunes, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Doutor e mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto/SP - Unaerp. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (2012) e graduação em Jornalismo pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (2007). Foi vice-presidente da Fundação de Telecomunicação e Rádiofusão de Barretos, Analista de Relações Comerciais da SR Embalagens - Barretos / SP (2016/2017) e Analista de área (comunicação) do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (2005/2016). Atualmente é advogado, professor de graduação e de pós-graduação do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos/SP - Unifeb e do Centro Universitário Estácio - Ribeirão Preto/SP.

Marcos Felipe Zafalon, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto/SP

Advogado e especialista em Direito.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Nunes, D. H., & Zafalon, M. F. (2023). ASPECTOS LEGAIS E JURISPRUDENCIAIS ACERCA DA SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 10(10), 113–131. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2785

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>